Notícias - 12/05/2021

Maio Laranja alerta para o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

O Conselho Tutelar de Encantado chama atenção da comunidade para o Maio Laranja. A campanha nacional, celebrada no próximo dia 18, é dedicada ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A data tem como objetivo sensibilizar, informar e convocar os encantadenses a agirem na prevenção a esse tipo de crime.

A maioria dos abusos sexuais é cometida por pessoas próximas às vítimas, justamente por aqueles que deveriam proteger. Os filhos devem ser orientados para que, toda vez que se sentirem constrangidos, envergonhados ou não souberem lidar com situações que envolvam a sua sexualidade ou as suas partes íntimas, se afastem e procurem os pais ou um adulto de sua confiança para relatar o ocorrido. Se não souberem lidar com tal situação é porque não é apropriada para a sua idade, ou seja, uma violação.

Despertar o olhar de todas as pessoas para que se atentem aos sinais que as crianças manifestam, como um pedido de socorro. O normal para criança é brincar, estudar, sorrir, ser feliz! E se, de repente, uma criança apresenta alteração de comportamento, passa muito tempo em silêncio ou age de maneira retraída, é importante um adulto tentar um diálogo, usando uma linguagem adequada para transmitir segurança, apoio e ajuda.

Quando uma criança é abusada traz diversos danos psicológicos, morais e sociais para ela. Nesse sentido, o Conselho Tutelar de Encantado tem como objetivo trabalhar na prevenção, na orientação e pede o apoio para prevenir essas situações em nosso município para que nossas crianças tenham um desenvolvimento saudável.


Não fique em silêncio! Denuncie!

Denúncias de situações de violência podem ser feitas pelo Disque Direitos Humanos - Disque 100. O serviço telefônico é gratuito, as denúncias são analisadas, tratadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis.

Plantão do Conselho Tutelar de Encantado: (51) 99972-6892 ou 3751- 0100 ramal 165.