Notícias - 28/07/2020

LIVE DA SETTIMANA ITALIANA INTEGRA ENCANTADO E ITÁLIA

         A novidade da XXVIII Settimana Dell’Immigrazione Italiana de Encantado deste ano foi a Live. A transmissão ao vivo pelas redes sociais da prefeitura, via Youtube e links de acesso no Facebook e Instagram, ocorreu na tarde do domingo (26 de julho). Acompanharam a transmissão encantadenses, pessoas em várias cidades gaúchas, catarinenses e paranaenses, cariocas e de diversas cidades da Itália. 
A apresentação ficou a cargo do integrante do Círculo Trentino e jornalista, Sérgio Seppi, com as participações do prefeito Adroaldo Conzatti, da princesa de Encantado Letícia Baroni, da professora de italiano Ana Finatto Salini, professor e do historiador Airto Francisco Gomes. Por ser um momento de pandemia, respeitou-se o distanciamento entre os participantes e as demais atrações como apresentações musicais da Orquestra Municipal de Encantado, Coral Vida e Canto da AABB e Coral São Carlos de Jacarezinho, depoimentos de Encantadenses e de italianos, foram todos gravados. 
A live homenageou o Gemellaggio, ou seja, o pacto de irmandade entre a cidade de Encantado e Valdastico, na província de Vicenza na Itália, feito em 23 de julho de 1994 e foi pensada para ser um momento de valorização e resgate das raízes e origem dos colonizadores do município e da auto-estima da comunidade encantadense que está passando por diversos momentos difíceis em função da estiagem do início do ano, pandemia e agora enchente, bem como de integração com a Itália, país de onde vieram os primeiros colonizadores de Encantado. Um vídeo mostrou o momento atual vivido por Encantado com a maior enchente já registrada no município. 
Em meio à transmissão, os participantes também interagiram com o público que acompanhavam ao vivo a programação. Ao final da live, um brinde homenageou os profissionais da saúde que estão atuando na linha de frente no combate a Covid-19 e a todos que ajudaram as famílias atingidas pela maior enchente de Encantado ocorrida no dia 8 de julho. 
Até a manhã desta segunda-feira, 1,4 mil pessoas haviam assistido a live que está disponível no canal de Youtube da prefeitura. Conforme o coordenador da Settimana Dell’Immigrazione Italiana, Eldo Orlandini, vários italianos e pessoas de várias cidades do Brasil enviaram mensagens elogiando a iniciativa da transmissão ao vivo. 
VITRINES
O comércio de Encantado também esteve envolvido com a programação. Diversas lojas e estabelecimentos comerciais decoraram suas vitrines nas cores vermelho, branco e verde, que são tanto do município como da Itália. Objetos antigos e outros que fazem referência a Semana Italiana deixaram o Centro de Encantado mais colorido, levando uma mensagem de esperança e de dias melhores.