Notícias - 08/04/2020

PROCESSAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS

A Administração Municipal de Encantado acompanhou no domingo, dia 5 de abril, a chegada dos equipamentos importados que serão instalados em pavilhão cedido pelo município, no Bairro São José. No local, está sendo instalada a indústria de Processamento de Resíduos Industriais Petrobio Soluções Ambientais Ltda. do proprietário Ademilson Bordin. No Rio Grande do Sul, essa é a terceira empresa no ramo, tornando Encantado referência dessa tecnologia. 
O foco da empresa é utilizar materiais à base de petróleo descartados por empresas (os quais normalmente teriam como destino aterro sanitário e levariam anos para se decompor) como: pneus, borracha, isopor, tecidos sintéticos, estopas e materiais oriundos de mecânicas, dentre outros, os transformando em óleo combustível e gás para ser reutilizado por indústrias específicas, sem danos ao meio ambiente. Essa tecnologia transforma o empreendimento em uma empresa ambientalmente correta. 
O processo de montagem dos equipamentos, em virtude da pandemia do Covid-19 (Novo Coronavírus), será feita por uma equipe de engenheiros brasileiros por meio de videoconferência com engenheiros chineses com o acompanhamento de tradutores. Essa foi a alternativa encontrada, já que os equipamentos são importados da China. 
A máquina tem capacidade de transformação dos materiais reciclados em matéria-prima de 4,5 toneladas por dia e cerca de 120 toneladas ao mês. Com o funcionamento do equipamento ele se autoalimenta com o próprio gás que produz, não gerando poluição e nem consumo de outras fontes de energia para funcionar. 
A previsão do empresário é iniciar o funcionamento em três meses. Inicialmente é para serem contratados seis a sete colaboradores.