Notícias - 31/10/2019

Disciplina de Italiano inicia nas escolas municipais de Encantado

Um dos principais projetos na área da Educação iniciou nesta semana.

As aulas inaugurais da disciplina de Italiano encheram de expectativa os alunos do Ensino Fundamental do município.

Augusto, do 4º ano da EMEF Mundo Encantado, diz que ficará mais fácil entender o que o avô fala, já que o idoso conversa muito em Italiano. “Por enquanto, ele fala, fala, e eu não entendo nada”, resume o estudante.

Na terça-feira, a nova disciplina passou a fazer parte da rotina dos alunos do Centro Municipal de Educação. Na quarta, foi a vez de os estudantes da EMEF Mundo Encantado iniciarem as primeiras frases no idioma que foi trazido pelos nossos antepassados, os imigrantes italianos.

A aula do 4º ano foi acompanhada por convidados especiais: o prefeito Adroaldo Conzatti, a secretária Greicy Weschenfelder, o italiano e Cidadão Honorário Encantadense, Luciano Murer, e a escritora Catia Dal Molin, que lançou livro e documentário na noite de quarta (30), sobre a imigração italiana na era Vargas.
A aula foi conduzida pela professora Ana Finatto, com depoimentos das autoridades, professores e de alunos.
O encontro foi marcado por muita emoção, tendo em vista a importância de valorizar e preservar a história dos nossos antepassados pelo aprendizado do idioma.

Para inserir Italiano no currículo de todas as escolas municipais de Encantado, a Secretaria de Educação contratou duas professoras com formação específica na disciplina.

REFORÇO AO GEMELLAGGIO

A iniciativa de implantar Italiano em todas as escolas da rede municipal de ensino tem como objetivo valorizar o idioma trazido pelos imigrantes que colonizaram Encantado e parte da região Vale do Taquari. É também a forma de manter viva a memória, os usos, os costumes e a cultura destes antepassados, fortalecendo as relações de gemellaggio entre Encantado e o Vêneto, na Itália.

Baixar as fotos