Notícias - 24/10/2019

Rampa de voo livre no Morro do Paraglider é considerada área de utilidade pública

O prefeito municipal em exercício, Luciano Moresco, assinou, na tarde desta quinta-feira (24), o Decreto 143/2019, que declara Área de Utilidade Pública, o Morro do Paraglider.

A iniciativa visa iniciar o processo de melhoria do local, que tem atraído cada vez mais competidores e turistas.

De acordo com o presidente da Associação Vale do Taquari de Voo Livre, Ricardo Majolo, a Rampa de Voo Livre de Encantado é uma das melhores do Estado por estar distante de aeroportos, sendo uma das mais movimentadas, especialmente no período de novembro a março, época mais favorável para a prática do esporte.

É na rampa de Encantado, também, que ocorrem etapas dos Campeonatos Gaúchos e Sul-Brasileiro de Voo Livre. Conforme Majolo, com as melhorias no acesso e na sinalização, o local permitirá, também, sediar etapas do Campeonato Brasileiro, divulgando e atraindo pilotos de todo o Brasil para conhecerem nosso Vale. Atualmente, mais de 120 pilotos, nacionais e internacionais, já frequentam o Morro do Paraglider de Encantado para a prática deste esporte.

Proprietário doa área de terra

O proprietário da área de terra onde está localizada a rampa de voo livre, Paulo Teixeira, não hesitou em doar o espaço de 0,18 hectares para o município, para que a Administração Municipal de Encantado possa realizar as melhorias necessárias, especialmente no acesso ao local.

Além disso, sob domínio da prefeitura, o município pode buscar recursos financeiros junto a Ministérios federais, para realizar as melhorias. Conforme Majolo, Encantado está se tornando o polo de voo livre do Rio Grande do Sul, e esta iniciativa estimula ainda mais o trabalho realizado pela Associação Vale do Taquari de Voo Livre.

Conforme o prefeito em exercício, Luciano Moresco, o potencial turístico de Encantado aumentará ainda mais com os investimentos a serem realizados neste local. “Já temos o Trem dos Vales, estamos construindo o maior Cristo da América Latina e a beleza natural de nossa região é tão bonita quanto ou melhor do que as regiões turisticamente consolidadas”, destaca.

Baixar as fotos