Notícias - 30/08/2019

Escolas avaliam escolhas alimentares dos alunos

       O momento do lanche na escola é uma oportunidade de poder observar como está sendo a alimentação diária dos alunos. Os profissionais da EMEF Mundo Encantado, preocupados com a escolha e a porção que algumas crianças estão trazendo diariamente para a escola, bem como com os resultados da avaliação nutricional, que apontam índice importante de sobrepeso e obesidade do alunado, entenderam que era momento de desenvolver ações para que alunos e familiares refletissem sobre suas escolhas.

        Os alunos do 5º ano A, nas aulas de Educação Física, fizeram uma pesquisa sobre os tipos de alimentos que consumimos em nosso dia a dia. A turma, dividida em grupos, estudou sobre os Alimentos In Natura, Processados e Ultra Processados, ainda sobre os Carboidratos, as Proteínas e as Vitaminas e Minerais.

        A professora Mônica apresentou o documentário “Muito Além do Peso”, e em seguida discutiram e refletiram sobre as imagens vistas no vídeo. A turma confeccionou cartazes sobre o assunto e após apresentaram para seus colegas.

 Esta também foi a proposta para a turma do 5º ano B na aula de Educação Física do professor Elias.

Além disso, buscando enriquecer o trabalho sobre o tema, a nutricionista da Secretaria de Educação de Encantado, Ana Paula Goergen, esteve na escola nos dias 21 e 23 de agosto palestrando para os alunos. O enfoque foi sobre a importânica de mantermos uma alimentação saudável, explorando sobre os ingredientes dos alimentos industrializados e também sobre os benifícios do hábito de tomarmos o café da manhã.

Aliado a este trabalho, a Coordenadora Pedagógica da escola, Liziane C. S. Zenere, preparou um texto sobre o tema que foi enviado para as famílias.

Baixar as fotos