Notícias - 03/07/2019

Caps comemora 10 anos com homenagens e uma semana de programação

Instituição de saúde mental foi inaugurada em 4 de julho de 2009.

Muita emoção marcou a homenagem realizada pela Câmara de Vereadores às equipes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Encantado, que nesta quinta-feira, dia 4, completa 10 anos de atuação.

Integrantes da equipe fundadora e da equipe atual de trabalho compareceram à sessão solene realizada na noite de segunda-feira, dia 1º. Autoridades do Legislativo e do Executivo declararam a importância do Caps para os pacientes de saúde mental e também para a comunidade. Conforme o coordenador do Centro, o psicólogo Sinandro Debona, o Caps trabalha com um paciente coletivo, que é a população de Encantado. “À medida que um paciente nosso melhora de vida, toda a comunidade é beneficiada.”

Conforme a enfermeira Viviane Caroline Fumagalli, que atua no Caps desde a sua inauguração, em 4 de julho de 2009, todos que atuam no local, e os pacientes, não querem ser conhecidos como “os loucos do Caps”, mas “os loucos pelo Caps”.

Após receber a homenagem dos vereadores, a equipe atual do Caps prestou sua homenagem às pessoas que, segundo eles, fizeram história no Centro. Foram congratulados, com Menção Honrosa, os profissionais que fundaram o Caps, como o médico psiquiatra Fábio Vitória, as psicólogas Angelice Graff e Gianine Sandri e o psicólogo Joelsom de Moraes, e demais membros da equipe que atuou em 2009 e nos anos seguintes. Também os profissionais que integram a equipe atual, coordenada pela psicólogo Sinandro Debona, e o vereador Marino Deves, que atuou como secretário de Saúde e Assistência Social na época da criação do Caps.

A atual secretária de Saúde, Clarissa da Rosa Pretto Scatolla, reiterou o compromisso da Administração Municipal de Encantado com os serviços de saúde mental oferecidos à comunidade e enfatizou a soma de esforços da atual gestão pública para ver concretizada a construção da sede própria do Caps.

Pacientes e seus familiares também prestigiaram a solenidade, que terminou com um coquetel servido no Salão de Eventos do Centro Administrativo Municipal.

Semana de comemoração

A comemoração dos 10 anos do Caps prosseguiu durante toda a semana. Na terça-feira, dia 02, a equipe e parte dos pacientes percorreram as principais ruas da cidade para distribuir o jornal do Caps, com a edição especial de aniversário. Neste dia também ocorreu uma integração na Praça da Bandeira.

Na quarta-feira, dia 3, o Caps recebeu a visita das crianças e jovens que integram o Coral da Associação Pró-Menor Encantadense (AME), numa manhã de integração e diversão entre todos os envolvidos.

Na quinta-feira, dia 4 – data de fundação do Caps – ocorrerá o ato de descerramento da placa alusiva aos 10 anos da instituição, em frente à sua sede. A cerimônia ocorre às 11h e será seguida de um almoço de confraternização.

Baixar as fotos