Notícias - 15/06/2019

I Congresso Encantado de Educação e Cidadania e Encontro Nacional de Vereadores encerra de forma exitosa

I Congresso Encantado de Educação e Cidadania e Encontro Nacional de Vereadores terminou neste sábado, dia 15, voltado ao debate sobre os conceitos de Esquerda e Direita, relacionados a partidos políticos, e sobre a minirreforma eleitoral, esclarecendo dúvidas sobre a reeleição ou não de prefeitos e vereadores.

O primeiro tema foi abordado pelo filósofo Gustavo Arossi. Ele apresentou o histórico de alguns dos principais partidos constituídos no Brasil, especificando suas origens e posicionamentos sobre a democracia.

O segundo tema foi abordado pelo advogado especialista em Direito Eleitoral, Fábio Gisch, que atua como assessor jurídico da União dos Vereadores do RS (Uvergs).

Gisch fez um resumo da nova legislação eleitoral, eliminando dúvidas sobre a possibilidade de reeleição de prefeitos e vereadores no pleito de 2020. Segundo ele, para prefeitos, não há nenhuma mudança no sistema já existente. Todos os atuais prefeitos podem concorrer normalmente no próximo pleito. Entretanto, a minirreforma atinge diretamente os vereadores, que para candidatar-se não poderão estar coligados. Falou também sobre as mudanças no cálculo do coeficiente eleitoral e na ocupação das vagas existentes nas Câmaras de Vereadores.

Neste último dia também ocorreu a entrega de Medalhas Municipalistas, pela União dos Vereadores do Brasil, ao prefeito de Encantado, Adroaldo Conzatti, e à Secretária de Educação e Cultura, Greicy Weschenfelder.

Integrantes da comissão organizadora do Congresso, a secretária de Educação e Cultura de Encantado, Greicy Weschenfelder; o presidente da Câmara de Vereadores de Encantado, Luciano Moresco; e o presidente da UVB, Gilson Conzatti, destacaram a relevância dos debates ocorridos nos três dias de evento, que proporcionarão impactos positivos na educação de Encantado e da região ainda neste ano letivo, se consolidando nos demais anos de trabalho.

Baixar as fotos