Notícias - 16/05/2019

CAPS atua há 10 anos na luta antimanicomial

Maio é o mês da Luta Antimanicomial. Há 10 anos, Encantado conta com um serviço especializado em saúde mental, que é o CAPS, A Casa. Além dele, o município conta com o Hospital Beneficente Santa Terezinha, que possui 11 leitos de saúde mental. Ambos os serviços são 100% SUS.

A atenção em saúde mental avançou muito nos últimos anos, mas há muito a ser feito, diz a secretária de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social do município, Clarissa da Rosa Pretto Scatolla. “Precisamos trabalhar no sentido de combater o preconceito e o estigma em torno das pessoas com algum transtorno mental. Esta ainda é uma importante batalha da Luta Antimanicomial”, enfatiza.

Entre as ações realizadas pela equipe do Caps, estão os atendimentos em grupo e individual, evitando-se internações. Quando não há outra alternativa, a prerrogativa do movimento é que essa internação não ocorra em hospital psiquiátrico, mas em hospital geral. “O tema antimanicomial é recorrente nos grupos, especialmente neste mês de maio; é um assunto que precisa ser encarado com respeito e sensibilidade”, reforça a secretária.

Baixar as fotos