Notícias - 19/11/2018

Encantado sedia reunião para ribeirinhos, para preservar a mata ciliar

MEIO AMBIENTE - Encantado realizou na tarde desta quarta-feira, dia 14, a reunião de sensibilização para o Programa de Recuperação Sustentável da Mata Ciliar do Rio Taquari. O nome é extenso, mas o objetivo é pontual: proteger o meio ambiente.

A reunião foi conduzida pela promotora de Justiça Regional, de Estrela, Andrea Almeida Barros, com o apoio do Departamento de Meio Ambiente do município, da Emater/RS-Ascar e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Encantado.

Criado em 2011, o programa ficou temporariamente parado e, neste ano, retoma suas ações junto aos 15 municípios que integram o corredor ecológico do Rio Taquari. De acordo com a promotora, todos os municípios estão comprometidos com o Ministério Público na preservação da mata ciliar. “Preservar o meio ambiente é uma das obrigações intergeracionais previstas na Constituição Federal”, declara.
Segundo ela, já são visíveis vários resultados positivos das ações deste trabalho. “Em Taquari, por exemplo, a mata ciliar passou de 20 metros para 45 metros de extensão; se não fosse o programa, a situação seria mais caótica em todos os municípios”, frisa.

Em Encantado, das 206 propriedades ribeirinhas convidadas para a reunião, 10% compareceram. Diante do escasso público, os encaminhamentos tomados pelos dirigentes dizem respeito à realização de ações de mobilização e conscientização destes ribeirinhos para que, em 22 de março de 2019, quando ocorrerá nova audiência, o público seja mais representativo, permitindo o planejamento e a execução de ações que preservem ainda mais o meio ambiente.

Conforme a secretária da Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, Clarissa da Rosa Pretto Scatolla, Encantado reitera seu compromisso com este programa, dando o apoio necessário para as ações de melhoria da mata ciliar.
Baixar as fotos