Notícias - 25/10/2018

GEMELLAGGIO - Encantado realiza o primeiro intercâmbio estudantil com a Itália

Clique para ampliar
Conzatti fala a alunos italianos sobre o gemellaggio e o intercâmbio a ser iniciado em janeiro / Divulgação
INTERCÂMBIO – Cerca de 15 alunos do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini se preparam, em conjunto com professores e direção da escola, para protagonizarem mais um capítulo na história do gemellaggio entre Encantado e a Itália.
Eles embarcarão, em janeiro de 2019, para o primeiro intercâmbio estudantil com o país de origem dos imigrantes que povoaram o município. O destino é Montebelluna, na região do Vêneto, onde está instalada a mais moderna escola pública da localidade: o Istituto Scolastic Primo Levi.
O intercâmbio está sendo intermediado pela prefeitura de Encantado com o apoio irrestrito do encantadense radicado na Itália, Luciano Murer. Como presidente da Associazione Trevisani nel Mondo”, Murer está sendo o porta-voz entre as duas escolas e as duas cidades desde o início do projeto, em maio deste ano. 

Semana passada, durante seu roteiro de férias, o prefeito Adroaldo Conzatti esteve na escola italiana para conversar com os estudantes que, em agosto de 2019, desembarcarão em Encantado para a troca de visita do intercâmbio. Na ocasião, o encontro contou com a presença do diretor do Istituto, Ezio Toffano, e demais dirigentes escolares.
Os estudantes do IEE Monsenhor Scalabrini estarão em Montebelluna de 16 a 30 de janeiro do próximo ano. Pelo convênio, as despesas com alimentação e hospedagem são gratuitas, e o grupo assume o compromisso de hospedar os alunos italianos durante sua estada em Encantado.