Notícias - 13/09/2018

Escola de Encantado entre as vencedoras do Prêmio MPT na Escola

O município de Encantado, representado pelas Escolas Centro Municipal de Educação e Tancredo Neves, participou do projeto do Ministério Público do Trabalho que tem como objetivo o combate ao Trabalho Infantil.

As diretoras das escolas envolvidas receberam em abril uma capacitação junto ao MPT e receberam materiais (apostilas, vídeos e jogos) para que o tema fosse trabalhado em sala de aula com alunos do 4º ao 7º ano. Como culminância do projeto, cada escola poderia inscrever trabalhos, em diferentes categorias (desenho, curta-metragem, música, teatro, poesia e contos) para concorrer à premiação estadual organizada pelo MPT-RS.

A escola Centro Municipal de Educação “Encantado” concorreu na categoria poesia. O trabalho foi realizado de forma coletiva pelos alunos do 6º ano, na aula de Português. Cada aluno sugeriu uma frase e juntos elaboraram a poesia final.

A poesia ficou classifica em 2º lugar entre as três melhores do RS. No total, participaram 1000 turmas, 190 escolas de 58 municípios.  A entrega da premiação será no dia 05 de outubro em Porto Alegre.

"Mais um momento de alegria e orgulho para a educação do município. Acreditamos sim, que estamos no caminho certo quando colhemos estes resultados também em âmbito estadual. Estamos muito felizes, professores, alunos e comunidade escolar com esse resultado, diz a diretora Gabriela Baggio.


Eu amo ser Criança


Sociedade preste atenção

Trabalho infantil não deve existir não

As crianças na escola devem estar

É dever do adulto trabalhar.


Criança deve ser feliz e brincar

Mas em casa pode ajudar

Conhecimento criança tem que ter

Para no futuro uma boa pessoa ser.


É proibido fazer uma criança trabalhar

E é dever do adulto evitar

Adulto com sabedoria

Não usa criança como mercadoria.


Criança deve aprender

Trabalhar não é seu dever

O trabalho infantil deve acabar

Para o mundo melhor ficar.


Criança precisa viver

O adulto tem o dever de a criança proteger

É preciso estudar pra valer

Para no mundo uma boa vida ter.


A criança deve estudar

Para o mundo melhor ficar

Assim seguimos na esperança

Do trabalho infantil acabar.