Notícias - 24/07/2018

Primeiros eventos da XXVI Settimana Italiana movimentam a comunidade

Clique para ampliar
Iluminação da Casa de Cultura foi inaugurada
IMIGRAÇÃO: As primeiras programações alusivas à XXVI Settimana dell’emigrazione italiana movimentaram as comunidades de Encantado.

A abertura ficou marcada por duas inaugurações. A primeira, da escadaria localizada ao lado da prefeitura, que inspirou um projeto voluntário liderado por três cidadãs da comunidade. Angela Reale, Daniela De Conto e Grasiela Benachio agregaram mais de 30 parceiros e, juntos, voluntariamente, deram vida ao projeto “Minha Cidade + Bonita”. A segunda coloriu a frente e as laterais da Casa de Cultura Dr. Pedro José Lahude. A nova iluminação do local foi anunciada ao som da Orquestra Municipal de Encantado. A abertura da Settimana, ocorrida na última quinta-feira, dia 19, também marcou a estreia do Coral da Associação Encantadense do Idoso (Assedi).

Inauguração da nova Emef Mundo Encantado

Na noite seguinte, dia 20, foi a vez da comunidade escolar da Emef Mundo Encantado comemorar uma importante conquista. A inauguração da nova sede da escola, localizada no Bairro Jardim da Fonte, reuniu mais de 500 pessoas, entre alunos, professores, pais, amigos, familiares e convidados. A equipe da Secretaria de Educação e Cultura se esmerou para tornar o momento ainda mais inesquecível.

Os convidados foram recepcionados por estudantes e professores, com o mesmo carinho que, ao se despedirem, ganhavam um mimo que sinalizava a visão da escola para os próximos anos.

No palco, além das autoridades e seus pronunciamentos comemorativos, um grupo de alunos levou à emoção as centenas de participantes. Colorir e dar sentido à vida inspirou a encenação do grupo, coordenado pelo professor de teatro Daniel Burghardt e pelas professoras. “Mundo Encantado, você se encaixa aqui”, foi o refrão enaltecido diversas vezes pelos estudantes, pelos professores e pela diretora, Kaíse Radaelli, em seu pronunciamento.

Jantar no Bairro Porto XV

As músicas tradicionais italianas “Mérica Mérica” e “La Bella Polenta” marcaram o início do baile realizado no salão comunitário do Bairro Porto XV, sábado, dia 21, após o jantar típico oferecido a mais de 400 pessoas.

O novo sistema de buffet agradou o público, que durante duas horas pode usufruir de um cardápio variado e deliciosamente preparado pela diretoria conduzida pelo Gilberto Zotti.

Almoço no Lajeadinho

O domingo, dia 22, foi marcado pela tradicional festa em honra a São Joaquim, no Bairro Lajeadinho. O destaque da programação ficou a cargo da missa italiana e da sopa de capeletti com pien. O Coral São Carlos, de Jacarezinho, também fez o diferencial do evento.

 

Encontro de coros

Três corais italianos encerraram a programação do primeiro fim de semana da XXVI Settimana dell’emigrazione Italiana de Encantado. O evento ocorreu domingo, dia 22, à noite, na igreja do Bairro Santo Agostinho e contou com a apresentação dos corais Vida e Canto, da AABB; São Carlos, de Jacarezinho; e Coral Municipal de Muçum. Esta programação também contou com jantar típico, ocorrido no salão comunitário.

Próximas atrações

Festival da Pizza, terça-feira, dia 24, no ginásio do Parque João Batista Marchese; inauguração da arte em tela, produzida pelo artista italiano Gian Antônio Cecchin, quarta-feira, dia 25, às 16h; filó italiano na comunidade de São Carlos, em Jacarezinho, também quarta-feira, às 19h. LE ARTI PER VIA, quinta-feira, dia 26, no cruzamento das ruas Júlio de Castilhos e Padre Anchieta, às 15h. Durante a apresentação, que dura uma hora e meia, o comércio local estará fechado, segundo informações do presidente da CDL, Marcelo Peretti.

FOTOS: CRIS COSTA

 

Confira mais fotos