Notícias - 23/07/2018

Educação inaugura nova plataforma de formação de professores

Khan Academy chega em agosto; Encantado é o segundo município do RS a aderir

INOVAÇÃO – Uma plataforma de aprendizado praticamente inédita no Rio Grande do Sul chegará a Encantado em agosto. A Khan Academy é uma ferramenta digital gratuita, destinada a contribuir com o aprendizado de Ciências e de Matemática dos alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Mantida por um empresário americano, a Khan Academy é sua forma de retribuição às escolas públicas que o beneficiaram de forma pessoal, durante sua formação escolar. De acordo com a secretária de Educação e Cultura de Encantado, Neide Maria Graciola, este projeto de formação dos professores destas disciplinas já está sendo aplicado em diversos países, inclusive no Brasil. “No RS, apenas Pelotas utiliza-se desta metodologia; Encantado será o segundo no solo gaúcho a aderir à iniciativa”, explica.

Para viabilizar o acesso à informação da plataforma, o setor de Educação precisa disponibilizar um laboratório de informática de boa qualidade e internet de boa velocidade. “Teremos formação de professores já nas primeiras semanas de agosto”, reforça a secretária.

A Khan Academy apresenta uma proposta de formação humanizada, especialmente pelo fato de o conteúdo dessas disciplinas fazerem parte do dia a dia de todos os cidadãos.

Experiência

A secretária Neide Graciola e a coordenadora da Secretaria de Educação e Cultura, Lisiane Delazeri, estiveram em Pelotas no início do ano letivo, para conhecer o método da Khan Academy, participando da formação dos professores daquela rede municipal de ensino.